No ano de 2017 diversas mães se conheceram no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, enquanto acompanhavam a luta de seus filhos pela vida dentro das diferentes UTIs daquele hospital. No final de 2019, algumas dessas mães se reuniram para escrever um livro, que reunia as suas experiências junto aos seus filhos hospitalizados, chamado “Mães de UTI – Dando Voz ao Coração”, que teve os direitos autorais inteiramente destinados ao Hospital onde se conheceram. Com a venda do livro na loja do hospital, muitas mães começaram a procurar as autoras, criando um movimento que as inspirou na fundação de uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo de apoiar famílias num momento tão delicado das suas vidas: a necessidade de cuidados intensivos de saúde de um filho.
Em setembro de 2020 nascia Dando Voz ao Coração, cuja finalidade é promover a importância do apoio psicoemocional a recém-nascidos, crianças e adolescentes que estejam internados ou tenham histórico de internamento em Unidades de Terapia Intensiva e suas famílias, bem como orientar sobre primordialidades, divulgar informações pertinentes, fomentar a humanização dos cuidados em saúde e a inclusão social, e instrumentalizar políticas públicas relacionadas.
Apoiar pais num momento tão delicado que é o de acompanhar seus filhos na terapia intensiva por meio do acolhimento e do amparo as suas primordialidades.
Um futuro em que todas as crianças que precisem passar pela UTI e seus responsáveis sejam acolhidos e tratados seguindo os princípios da humanização no cuidar.
Humanidade, empatia, transparência e compaixão
Acolhimento e apoio emocional às famílias de recém-nascidos, crianças e adolescentes com necessidade de tratamento intensivo de saúde, no pré, trans e pós-internamento na UTI.
Apoio a mães e pais enlutados, por meio de rodas de conversa, compartilhamento de experiências e ressignificação.
Proposição de instrumentos legais e participação, junto ao poder público, na discussão e elaboração desses instrumentos, a fim de garantir o acesso a direitos, de informar e conscientizar famílias e sociedade.
Produção de materiais informativos acessíveis e eventos para conscientização e capacitação sobre temas como humanização, segurança do paciente e cuidados paliativos. Realização de palestras e campanhas para apoiar projetos e dar visibilidade a diagnósticos pouco conhecidos.
Estímulo à inclusão social de crianças com necessidades de cuidados especiais em saúde, em seus espaços de convivência.
Ressignificação por meio da arte e da cultura. Estímulo a mães e pais para, por meio da escrita, revisitar suas vivências no tratamento de saúde dos seus filhos como estratégia de enfrentamento (terapia literária). Essas histórias são transformadas em livros que ajudam outros pais e mães que passam por situações semelhantes.
Elas dedicam seu tempo e carinho para transformar vidas. Juntamente com uma rede de voluntários, tornam nossa missão de acolhimento e apoio uma realidade todos os dias.
Presidente
Tesoureira
Secretária
Conselho Fiscal
Conselho Fiscal
Conselho Fiscal
Acompanhe nossas realizações e o impacto de nossas ações ao longo dos anos. Acesse nossos relatórios anuais e veja como sua contribuição faz a diferença.
Desenvolvido por 924 Comunicação © 2024